"Life Contains but two tragedies.. One is not get your heart´s desire; the other is to get it.."

Sócrates

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uma dor para toda a vida.

Hoje lembrei-me, a jeito de nota-de-rodapé, falar sobre algo que me toca por motivos pessoais.

Estima-se que  em 57 milhões de mortes por ano, 59% são devido às Doenças Crónicas de declaração não obrigatória.

Uma Doença crônica é uma doença que não é resolvida num tempo curto, definido geralmente em três meses . As doenças crônicas são doenças que não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto, e por isso não são consideradas não são emergências médicas.

 No entanto, podem ser extremamente sérias, e algumas doenças crônicas, causam a morte. As doenças crónicas incluem também todas as condições em que um sintoma existe continuamente, e mesmo não pondo em risco a saúde física da pessoa, são extremamente incomodativas levando à diminuição da qualidade de vida e actividades das pessoas. Neste último caso, incluem-se os síndromes dolorosos. Muitas doenças crónicas são assimptomáticas ou quase assimptomáticas a maior parte do tempo, mas caracterizam-se por episódios agudos perigosos e/ou muito incomodativos.

O avanço da Medicina tem transformado muitas das doenças com as quais já convivemos há muito tempo de doenças potencialmente fatais ou altamente incapacitantes em doenças suportáveis, tratáveis e compatíveis com uma vida prolongada e com qualidade. Assim, assistimos hoje em dia a um aumento progressivo da esperança de vida das pessoas, muitas delas acumulando diversas doenças que exigem tratamento continuado mas que, há alguns anos, seriam razão suficiente para uma morte mais prematura.Temos uma possibilidade de uma vida mais longa, onde a presença de doenças crónicas desde que precocemente detectadas, em nada irá interferir com o bem-estar.

O problema é exactamente o periodo de tempo entre a descoberta e o inicio de tratamento, que muitas vezes irá condicionar toda uma vida. Apesar da evolução da ciencia e da medicina, a verdade é que o corpo humano é muito mais intenso do que o Homem sabe. Todos nós sabemos que a Sida não é causa de morte, ou seja, ninguem morre da Sida, mas por causa da Sida e da debilidade que esta provoca. O mesmo se passa com a Diabetes, a Obesidade... e tantas outras doenças crónicas, que nao sao a morte, mas a causa dela...

Acho que essa é a maior dor dos portadores de doenças crónicas, saberem que é uma dor para toda a vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário

<3 <3 Volta sempre <3 <3